quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A regressão em Biodanza


A regressão em Biodanza é um dos mais poderosos mecanismos de reabilitação e integração da identidade.

Durante uma sessão de Biodanza existe um momento, em que os mecanismos de controlo do ego, são atenuados por danças e movimentos lentos, acompanhados de músicas com semântica melódica que induzem um estado de ampliação da percepção mediante a entrega e o abandono, criando dessa forma uma grande permeabilidade aos impulsos internos (instintos, sensações, emoções, sentimentos, pensamentos), normalmente condicionados por um ego, que na nossa cultura é na maior parte das vezes controlador, dominador, repressivo. Desta forma, a pessoa pode entrar em contacto com a totalidade do ser, de uma forma integrada, já que as vivências de biodanza são sempre orientadas para a expressão de potenciais de vida e não para resgate de memórias ou histórias que gerem mal-estar, sofrimento ou angústia. 

Durante o momento regressivo da sessão, é normal entrar em contacto com os mais diversos conteúdos, sendo que o 'estado de regressão é um retorno psico-fisiológico à etapa fetal ou perinatal, isto é, imediatamente anterior ou posterior ao nascimento. Durante o estado de regressão o indivíduo reedita condições psíquicas e biológicas da infância. A regressão pode ter um carácter renovador integrador, de reparação e compensação psico-biológica.' (in Transe e Regressão - Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro). A regressão integradora tem um efeito anti-stress, pois diminui os níveis de tensão motivados pela excessiva actuação de um ego controlador, ou de uma rotina agitada e pressionante a todos os níveis e no retorno aos estados perinatais, promove também a reparentalização. Uma vez sentindo a nutrição neste estado permeável, podemos elaborar melhor a carência de outros tempos, em primeiro compensar e em segundo momento nutrir...


Nas pessoas normais, a regressão integrativa tem um efeito saudável. Seu efeito anti-stress é aceito cientificamente. Transe e regressão são fenômenos que freqüentemente se produzem de forma simultânea.


CAPACIDADE DE REGRESSÃO
O que é?
É a capacidade de abandonar-se à vivência com o conseqüente aumento da percepção da vida.

O que observar e avaliar?
O grau de relaxamento durante os exercícios que induzem estados de regressão.
A propensão a manter os olhos fechados durante os exercícios que o requerem.
A disponibilidade a ficar em silêncio durante a parte vivencial da sessão.
As tensões corporais que se mantêm no tempo indicam uma dificuldade para desenvolver a capacidade de regressão.



Sem comentários:

Enviar um comentário