terça-feira, 14 de agosto de 2012

Porquê integração da identidade?

'A Identidade é “o único e seus atributos”, o que cada pessoa “é” essencialmente frente a qualquer outro sistema de realidade (in sebenta Identidade e Integração)'. Logo, temos aqui infinitas possibilidades de expressão de si mesmo, que leva a que cada um busque a sua forma particular de ser e viver.

Sabendo-se que a nossa identidade se expressa em qualquer ambiente (favorável ou adverso), ela necessita de uma ambiente enriquecido de eco-fatores favoráveis para se expressar de forma integrada.
É fácil observar que um ambiente tenso, desarmonioso, conflituoso, bélico cria potencialmente um ser humano desequilibrado e por contraponto, um ambiente harmonioso, amoroso, tranquilo, cria potencialmente um ser humano equilibrado (nada é tão linear, mas espero que sirva como referência).

A Biodanza propõe, através da vivência em grupo regular, um ambiente enriquecido de eco-fatores favoráveis, tais como a música, o movimento, a matriz grupal afetiva, capazes de gerar sentido de pertença, alegria, prazer que podem levar uma boa integração da identidade. Bons hábitos, criam boas pessoas...

E para uma melhor clareza, ficam algumas caraterísticas de uma identidade integrada, de acordo com Rolando Toro Araneda (criador Biodanza): 

Percepção do semelhante como único, diferente e com valor intrínseco; 
Percepção de si mesmo como criatura com valor intrínseco; 
Resposta em “feed back” com a realidade; 
Motricidade com equilíbrio, energia e sinergismo;
Ausência de agressão gratuita; 
Capacidade para pôr limite à agressão externa; 
Capacidade de fuga frente a uma força superior (sobrevivência); 
Capacidade de intimidade; 
Vivência de consistência;
Auto-determinação do limite de contato; 
Ausência de espírito competitivo;
Ausência de autoritarismo; 
Alto nível de vitalidade; 
Capacidade criativa; 
Consciência ética; 

Sem comentários:

Enviar um comentário